artestórias

Arte e estórias ainda a se criar, postar e/ou nascer. ou recontar... visualizar.

quarta-feira, outubro 03, 2007

Bolo de Laranja sem gordura

Tenho uma receita de um bolo que não leva nenhuma gordura, e dá certo, e é delicioso !!! sempre faço, sendo que já testei variando o copo de suco de fruta que vai na massa.
Já substituí o copo de suco de laranja que vai na massa por suco de morango, goiaba, maracujá, ou até completei com limão pra ficar azedinho...
Aprendi pra fazer para minha sogra que não dpode comer gordura alguma, por conta da alta taxa de colesterol do sangue dela. Este bolo é liberado pra ela.
Então sempre faço dois de uma vez: um bolo para ela e um pra nós.

Bolo de Laranja sem gordura

2 ovos
1 colher de sopa de fermento
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de caldo de laranja
2 xícaras de açúcar

Bater as claras em neve
Misture as gemas e continue batendo.
Acrescente 1 copo do caldo de laranja e vai jogando a farinha aos poucos sem parar de bater. Acrescente o fermento e o açúcar.
Assar em forma levemente untada e enfarinhada. Depois de assado, vire em um prato e fure-o com o garfo, o bolo ainda quente ! Regue com o outro copo do caldo de laranja.

7 Comentários

Blogger Liliane escreveu...

Que beleza de receita.
Vou testar e depois conto como me sai.
O de laranja é meu preferido.
Obrigado por compartilhar.
Bjcs

10:51 PM  
Anonymous Anônimo escreveu...

Como assim não tem gordura?!?!?
gema de ovo é oq???
eu hein......

8:59 PM  
Blogger LilianPacheco escreveu...

Fe, entendo o seu espanto, mas está caído esse mito que ovo é proibido para pessoas que tem problemas com gorduras no sangue , tipo colesterol alto...
Claro que não se deve comer muito como todos os alimentos de nossa dieta, mas se vc pensar que em um bolo deste que tem 10 fatias generosas, e apenas 2 ovos... pense: 2 ovos divididos por 10 fatias, dá 1/5 de um ovo por fatia...
Que tal?

E claro que quando quis falar no post que o bolo é sem gordura, quis me referir à manteiga e à margarina, ou óleos, ou azeite.
Mesmo assim, obrigada por emitir seu comentário, pois me fez poder esclarecer alguns pontos desse assunto.
Abs

9:37 PM  
Anonymous Lu escreveu...

Adorei essa sua receita! Fiz apenas algumas modificações para ficar mais nutritiva (dividi meio a meio as farinhas de trigo integral e branca e os açúcares mascavo e branco). Ficou uma maravilha!!! Obrigada, Lu.

8:36 AM  
Anonymous Anônimo escreveu...

Lilian, obrigada por postar essa receita, estou evitando gordura por causa do meu fígado. Muito obrigada, vou fazer agora mesmo.

5:01 PM  
Blogger Premium Tasting Events escreveu...

Adorei tua receita! Ficou ótimo!
Adoro bolo de laranja e estava buscando algo assim, sem gordura...
Obrigada por compartir!

6:29 AM  
Anonymous Cristiana Biederbeck escreveu...

Adorei esta receita!
Estava buscando uma receita assim, sem gordura...
Obrigada por compartir!

6:31 AM  

Postar um comentário

<< Home