artestórias

Arte e estórias ainda a se criar, postar e/ou nascer. ou recontar... visualizar.

segunda-feira, setembro 04, 2006

Verdadeiros direitos das crianças

Vi no site onde gosto muito de "freqüentar" para aprender e trocar idéias, o ScrapbookBrasil, que é cheio de pessoas inteligentes e criativas, li uma versão muito bacana dos direitos das crianças e transcrevo-o aqui logo abaixo. Este texto foi postado por uma das moderadoras, a Carla Landi, que está sempre pesquisando e dividindo com a galera que acessa o site em busca de novidades e conhecimento. Parte do texto é do Rubens alves e ela colocou o 11o. direito... aí vai:
"Dez Direitos Naturais das Crianças"
"1. Direito ao ócio: Toda criança tem o direito de viver momentos de tempo não programado pelos adultos.
2. Direito a sujar-se: Toda criança tem o direito de brincar com a terra, a areia, a água, a lama, as pedras.
3. Direito aos sentidos: Toda criança tem o direito de sentir os gostos e os perfumes oferecidos pela natureza.
4. Direito ao diálogo: Toda criança tem o direito de falar sem ser interrompida, de ser levada a sério nas suas idéias, de ter explicações para suas dúvidas e de escutar uma fala mansa, sem gritos.
5. Direito ao uso das mãos: Toda criança tem o direito de pregar pregos, de cortar e raspar madeira, de lixar, colar, modelar o barro, amarrar barbantes e cordas, de acender o fogo.
6. Direito a um bom início: Toda criança tem o direito de comer alimentos sãos desde o nascimento, de beber água limpa e respirar ar puro.
7. Direito à rua: Toda criança tem o direito de brincar na rua e na praça e de andar livremente pelos caminhos, sem medo de ser atropelada por motoristas que pensam que as vias lhes pertencem.
8. Direito à natureza selvagem: Toda criança tem o direito de construir uma cabana nos bosques, de ter um arbusto onde se esconder e árvores nas quais subir.
9. Direito ao silêncio: Toda criança tem o direito de escutar o rumor do vento, o canto dos pássaros, o murmúrio das águas.
10. Direito à poesia: Toda criança tem o direito de ver o sol nascer e se pôr e de ver as estrelas e a lua."

E aí eu pedi às crianças licença para acrescentar o décimo primeiro direito: "Todo adulto tem o direito de ser criança..."

Rubens Alves

2 Comentários

Blogger flavita escreveu...

Lindo! Lindo!!
Fiquei até emocionada!
Concordo em gênero, número e grau.
Vou copiar para o Libélula!

10:18 AM  
Blogger flavita escreveu...

Lindo, lindo!!
Fiquei até emocionada!!
Concordo em gênero, número e grau!!
Vou copiar no libélula!!

Beijos

10:19 AM  

Postar um comentário

<< Home